Servidores municipais de Salvador iniciam greve
Prefeitura informa que negociações continuam; categoria pede reajuste de 13,34%
Foto: Na semana passada, servidores municipais de Salvador deflagraram greve / Divulgação
Os servidores municipais de Salvador iniciam greve por tempo indeterminado nesta segunda-feira (7). A categoria vai realizar um ato, na Praça Municipal, na manhã de hoje, previsto para às 9 horas. Segundo eles, o objetivo é conscientizar a população sobre a necessidade de cuidados com a saúde, além de realizarem panfletagem e ações de fomento à cidadania.
Os trabalhadores alegam inércia nas negociações por parte da Prefeitura de Salvador. Com data base no mês de maio, os servidores disseram que ainda não tiveram qualquer aceno do prefeito ACM Neto para que fosse apresentado um índice de reajuste salarial.
No entanto, segundo a assessoria da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), as rodadas de negociações seguem o seu rito normal e a próxima reunião sobre o reajuste salarial deve acontecer na próxima quinta-feira (10). Como a greve iniciou hoje, a pasta informou que ainda não tem a dimensão da adesão dos servidores à paralisação dos serviços públicos.
A categoria pede reajuste de 13,34% para os servidores municipais ativos e funcionários das empresas públicas, bem como para aposentados e pensionistas. De acordo com o Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Salvador (Sindseps), o porcentual justifica-se a partir do acumulado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) referentes ao ano de 2018 e 2019 somado com a uma referência de nível salarial do Plano de Cargos e Vencimentos.