Economia

Servidores públicos do Poder Executivo pedem aumento de 13,5% em contraproposta

Em primeiro encontro, o governo propôs um reajuste salarial de 7,8% a partir de março

Por Da Redação
Ás

Servidores públicos do Poder Executivo pedem aumento de 13,5% em contraproposta

Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

O Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), representante dos servidores públicos do Poder Executivo, apresentou na última semana uma contraproposta de reajuste salarial para a categoria. O aumento proposto foi de 13,5% a partir de março deste ano. 

No primeiro encontro o Governo havia proposto um aumento linear de 7,8%, que foi considerado pequeno pela categoria. A contraproposta foi apresentada pela entidade a poucos dias da retomada das negociações da categoria com o governo federal.

“Considerando que o percentual de 7,8% está muito aquém das perdas acumuladas nos últimos anos, propomos que o governo eleve sua oferta para 13,5% a partir do mês de março próximo”, afirmou o Fonacate.

O governo também propôs um reajuste de 46,6% no vale-alimentação, o equivalente a R$ 200. O valor é referente à variação acumulada do IPCA de fevereiro de 2016 a fevereiro de 2023. A entidade representante dos servidores públicos elogiou a proposta de reajuste no vale-alimentação, mas pediu que os outros benefícios sejam equiparados aos dos demais Poderes nos próximos anos.

O próximo encontro para negociações está marcado para terça-feira (28). A mediação é conduzida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviço Público. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.