Sesab anuncia reforma e ampliação da Maternidade Albert Sabin
Unidade deve ganhar leitos de terapia intensiva neonatal
Foto: Reprodução/Sesab
A Secretaria de Saúde do estado da Bahia (Sesab) anunciou, na sexta-feira (13), que a Maternidade Albert Sabin, localizada no bairro de Cajazeiras, em Salvador, vai passar por reforma e ampliação. Segundo a secretaria, o investimento total para a obra será de R$2,5 milhões.
A unidade de saúde, instalada há quase 30 anos em Cajazeiras deve ganhar leitos de terapia intensiva neonatal, além de modernização em diversas alas como a unidade de cuidados intermediários, lactário, ambulatório e fachada.
A obra está prevista para iniciar nesta semana e requer que o número de leitos e de atendimentos na ala de emergência sejam reduzidos temporariamente, alerta a pasta.
Dos 101 leitos que a maternidade possui, apenas 71 continuarão funcionando normalmente para a assistência às gestantes e aos bebês. As consultas ambulatoriais para as gestantes que já são acompanhadas no pré-natal continuarão acontecendo, mediante agendamento.
"Para que as obras possam ser feitas, precisamos isolar alguns espaços, mas o atendimento continuará sendo ofertado. Eventualmente, poderá haver um tempo de espera maior que o normal, além da necessidade de transferência de pacientes para outras unidades", diz Aline Costa, diretora da Albert Sabin.
A maternidade deve ganhar, após a reforma, um Posto de Coleta de Leite Humano e novas instalações da área administrativa.
Segundo a Sesab, todos os espaços estarão em conformidade com as normas atuais de vigilância à saúde.