Sesab investiga irregularidades em clínica de hemodiálise em Cruz das Almas
Entre os problemas identificados estão a falta de insumos e irregularidades trabalhistas
![Sesab investiga irregularidades em clínica de hemodiálise em Cruz das Almas](https://api.faroldabahia.com/fotos/farol_noticias/200432/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg?v=a003ce5cf18ea798f4ca5e60402aad91)
Foto: Divulgação/Sesab
A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) investiga irregularidades na clínica privada administrada pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar (IBDAH) em Cruz das Almas, no recôncavo baiano. Segundo a pasta, a unidade é especializada no tratamento de hemodiálise.
Entre as irregularidades identificadas estão falta de insumos para terapias renais substitutivas, questões trabalhistas e descumprimento de normas sanitárias e regulatórias.
Após denúncias sobre atrasos no fornecimento de insumos e no pagamento de funcionários, inspeções técnicas constataram que a gestão da unidade não garante a segurança e previsibilidade necessárias ao tratamento dos pacientes.
Diante da gravidade da situação, 160 pacientes foram avaliados para identificar possíveis alternativas para o atendimento adequado. A clínica é referência para nove municípios, mas, sem alternativa na cidade, as unidades de Santo Estêvão e Santo Amaro foram indicadas para absorver a demanda.
A Sesab está coordenando a redistribuição dos atendimentos de maneira pactuada com os municípios e prestadores de serviço, garantindo que nenhum paciente fique sem assistência.