• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Sesab reafirma baixos índices de cobertura vacinal em Feira de Santana
Bahia

Sesab reafirma baixos índices de cobertura vacinal em Feira de Santana

Em nota, pasta afirma que postura de recusa do prefeito é "lamentável"

Por Da Redação
Ás

Sesab reafirma baixos índices de cobertura vacinal em Feira de Santana

Foto: Reprodução/Pixabay

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) voltou a afirmar nesta segunda-feira (30) que Feira de Santana, cidade a 100 km de Salvador, apresenta baixos índices de cobertura vacinal. Dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações mostram números abaixo de 50% no que tange a aplicação das vacinas BCG (43,70%), Hepatite B (47,74%) e Febre Amarela (41,83%).

No último sábado (28), a pasta já havia afirmado que Feira de Santana apresenta um dos piores quadros de imunização da Bahia. Após a publicação dessa informação, no entanto, o prefeito Colbert Martins (MDB) considerou o dado "irresponsável".
 
Em nota, divulgada nesta segunda, a secretaria rebateu o gestor municipal. “É lamentável que o Prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins, continue dedicando seu tempo a criticar o Governo do Estado, ao invés de cuidar da saúde do seu município. Os dados sobre o percentual de vacinação de Feira de Santana utilizam bancos de dados oficiais”, disse a pasta.

"A ausência de ações de busca ativa do público-alvo, sobretudo, crianças, bem como a ineficácia das ações de sensibilização por parte da Prefeitura de Feira de Santana, são refletidas ainda na baixa cobertura vacinal das vacinas contra o Rotavírus Humano (54,36%), Pentavalente (56,13%), Meningococo C (56,13%), Tríplice Viral (55,59%) e Poliomielite (55,57%). Além disso, mais de 200 mil pessoas com mais de 12 anos estão com doses em atraso contra a Covid-19", continuou.

No documento, a secretaria reforçou a importância da vacinação e alertou para um possível retorno da poliomielite. "Quando temos uma diminuição das coberturas vacinais, a gente aumenta o número de pessoas vulneráveis ao adoecimento. E o risco é muito maior de ter o reaparecimento de doenças que são muito bem controladas e eliminadas com a vacinação”, afirmou a coordenadora de imunização do Estado, Vânia Rebouças, na nota.

Entramos em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana, mas até a publicação desta matéria não tivemos retorno. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário