Sesab realiza multirão para agilizar regulação de pacientes na Bahia
Multirão aconteceu no último sábado (22), e contou com 395 pacientes regulados nas primeiras cinco horas

Foto: Divulgação/Sesab
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) divulgou que um mutirão de regulação foi realizado no último sábado (22). De acordo com a Secretaria, a ação tem o intuito de agilizar as transferências de pacientes e solucionar demandas de alta permanência, com um maior foco nos pacientes que necessitam de serviços de oncologia, neurocirurgia e cirurgia vascular.
Das 7h da manhã até o meio-dia, cerca de 395 pacientes já haviam sido regulados. O mutirão seguiu até o final do dia, com o trabalho de médicos reguladores, gestores estaduais e diretores dos principais hospitais.
A Sesab informou que, desde o dia 1° de janeiro deste ano, mais de 42 mil casos foram resolvidos pela Central Estadual de Regulação. As ocorrências surgem de unidades de saúde dos 417 municípios baianos. Nesse período, cerca de 50% das demandas foram atendidas em até 24 horas, e 88% em até 72 horas.
Entre as unidades que mais receberam pacientes regulados estão: Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), Hospital Geral do Estado (HGE), Hospital Geral Santa Tereza, Hospital do Subúrbio e Hospital Estadual Costa das Baleias.
Na Bahia, a Central Estadual de Regulação (CER) funciona 24 horas por dia, durante os sete dias da semana, e conta com o trabalho de 220 médicos de diversas especialidades e 190 auxiliares.
Esses profissionais avaliam os casos, verificam a gravidade para realizar transferências, coordenam a logística de transporte e comunicação entre os hospitais, além de garantirem que os pacientes sejam levados para o local adequado do tratamento.