Bahia

Sesab vai construir hospital em área próxima a rio poluído

A escolha do local preocupa sanitaristas e moradores da área

Por Da Redação
Ás

Sesab vai construir hospital em área próxima a rio poluído

Foto: Leitor/Farol da Bahia

A Secretária Estadual de Saúde (Sesab) anunciou em abril desse ano, que o governo comprou o Hotel Riverside, que fica na Estrada do Coco, para virar um hospital de cuidados prolongados.

"(Será) para pessoas que podem ser recuperadas, que precisam de internação mais prolongada. A gente comprou. O governador (Rui Costa) autorizou e fizemos o depósito de pagamento. Nós faremos uma obra de adaptação e vai ser o Hospital da Costa dos Coqueiros", declarou, na época, o secretário da pasta, Fábio Vilas-Boas.

A escolha do local, no entanto, preocupa sanitaristas e moradores da área. Isso porque próximo ao local onde será construída a unidade de saúde está o Rio Joanes, completamente poluído pelo descarte de esgotamento sanitário, ele é vetor de doenças para a população.

Ex-Diretora da Assistência de Farmácia e Apoio Diagnóstico da Prefeitura de Lauro de Freitas, Rosana Paixão alerta para o fato. “O solo nas suas proximidades já se encontra contaminado, existe também uma arborização nativa próxima e águas contaminadas somando esses aspectos físicos, existe a real e potencial possibilidade de veiculação de mosquitos transmissores de doenças emergentes e agudas, como a Dengue. Funcionários ou pacientes podem vir a serem picados e adoecerem”, explica.

Ainda segundo Rosana, outra preocupação é com a forma que será feito o descarte de resíduos hospitalares. “A estruturação de um equipamento de Saúde, se dá obedecendo regras e diretrizes, em especial quanto aos descartes do lixo hospitalar, que será gerado no decorrer dos procedimentos internos e externos, desde o acolhimento dos pacientes  e outros usuários até a sua saída desse. Medicamentos, material hospitalar, resíduos de alimentos, EPIs entre outros são considerados lixo hospitalar quando usados ou descartados como avaria ou quebra. Mesmo sendo um projeto em saúde que vai disponibilizar leitos para pacientes que já foram assistidos em outros hospitais, e que ali será considerado uma breve adaptação ao lar é necessário que se atente quanto a localização desse e com que esfera administrativa Pública ficará a responsabilidade do sistema de gerenciamento de descartes de resíduos sólidos, ou não”, pontua.

Para a Farmacêutica, uma audiência pública para discutir a viabilidade do hospital seria a melhor opção.

A ocupação desordenada na Bacia do Rio Joanes é um dos grandes causadores da poluição de suas águas, segundo o Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA).  Além disso, outras ações negativas contribuem para o impacto ambiental sofrido pelo rio, a exemplo do lançamento de efluentes domésticos e industriais; a extração ou lavra de substâncias minerais; a disposição a céu aberto de lixo doméstico e outros resíduos de origem industrial; os eventuais acidentes decorrentes no transporte de cargas perigosas e o desmatamento.

O Farol da Bahia entrou em contato com a Sesab e se colocou a disposição para ouvir o titular da pasta, no entanto, o órgão preferiu responder através de nota.

A Sesab afirmou simplesmente que "a unidade será reformada a fim de atender todas as normas necessárias".

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário