Sete integrantes de grupo criminoso são presos por extorsão mediante sequestro na Bahia
Ações fazem parte da operação Vita Praesidium

Foto: Divulgação
Sete homens, integrantes de uma organização criminosa, foram presos preventivamente, investigados por extorsão mediante sequestro e associação criminosa. As ações fazem parte da operação Vita Praesidium, deflagrada pela Polícia Civil na manhã desta quarta (1°).
Cinco deles foram presos dentro do sistema prisional, sendo quatro no Conjunto Penal de Jequié, e um na Penitenciária Estadual de Guaíra, no Paraná. Outros dois suspeitos estavam em liberdade e foram presos nos municípios de Jaguaquara e Luís Eduardo Magalhães. Em Luís Eduardo Magalhães também foi cumprido um mandado de busca e apreensão. Um celular foi apreendido.
As investigações começaram em setembro de 2024, quando duas vítimas foram sequestradas em um trecho da BA-263, entre os municípios de Piripá e Condeúba. Homens armados abordaram as vítimas, as retiraram do veículo, e as mantiveram em cativeiro por mais de 24 horas. No período, sofreram ameaças e violência psicológica. Familiares das vítimas também foram coagidos a efetuar transferências para garantir a liberação.
Segundo investigações, parte da articulação criminosa aconteceu dentro do sistema prisional, pelo uso não autorizado de aparelhos celulares e colaboração de pessoas de fora do sistema, responsáveis pela logística do sequestro e movimentação financeira dos valores obtidos das vítimas.
Segundo o delegado Paulo Henrique de Oliveira, responsável pelo caso, o investigado que estava no Paraná é apontado como responsável por conduzir o veículo utilizado no crime e havia sido preso em flagrante em fevereiro de 2025, por tráfico de drogas. Ele transportava 20kg de maconha. Já o suspeito em Jaguaquara, é investigado por ter recebido em sua conta bancários valores transferidos pelas vítimas via PIX.


