Sete missões internacionais monitoram 2º turno das eleições no Brasil
Equipes foram credenciadas pelo TSE e também acompanharam o primeiro turno
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Sete missões de Observação Eleitoral (MOEs) internacionais monitoram o segundo turno das eleições no Brasil, que vai ocorrer no próximo domingo, 30 de outubro. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as equipes cumprem agenda nesta quinta-feira (27), em Brasília e São Paulo.
As missões são da Organização dos Estados Americanos (OEA), do Parlamento do Mercosul (Parlasul), da Rede dos Órgãos Jurisdicionais e de Administração Eleitoral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (Roaje-CPLP), Carter Center, Unión Interamericana de Organismos Electorales (Uniore), International Foundation for Electoral Systems (IFES) e Transparencia Electoral.
As equipes também participaram no primeiro turno e divulgaram relatórios preliminares em que não apontaram irregularidades e elogiaram a Justiça Eleitoral pela condução da eleição, ocorrida em 2 de outubro.
Os relatórios preliminares sobre o segundo turno devem ser divulgados após o domingo de votação, embora os documentos conclusivos possam levar meses, segundo o TSE.
“Em relação à urna eletrônica, os integrantes das MOEs analisam os programas e a totalização dos votos, para que, assim, emitam relatório técnico acerca da segurança e da integridade do sistema de votação do Brasil”, disse o TSE.