• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Setembro registra clima mais quente da história, aponta observatório
Mundo

Setembro registra clima mais quente da história, aponta observatório

Período alcançou 0,93°C acima da média do mesmo mês no período de 1991-2020

Por Da Redação
Ás

Setembro registra clima mais quente da história, aponta observatório

Foto: Ed Alves/CB

O planeta Terra registrou o setembro mais quente já registrado na história, com 0,93°C acima da média do mesmo mês no período de 1991-2020. O número superou em 0,5°C a temperatura do recorde anterior, marcado em 2020.

O observatório também alerta que o ano de 2023 está a caminho de ser o mais quente já registrado e chamou a atenção para a emergência climática.

"As temperaturas sem precedentes para esta época do ano observadas em setembro — após um verão recorde - quebraram recordes de forma extraordinária. Este mês extremo empurrou 2023 para a duvidosa honra do primeiro lugar — a caminho de ser o ano mais quente e cerca de 1,4°C acima das temperaturas médias pré-industriais. A dois meses da COP28 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), o sentido de urgência para uma acção climática ambiciosa nunca foi tão crítico", afirmou a diretora adjunta do Serviço de Mudanças Climáticas do Copernicus, Samantha Burgess.

A temperatura média global para esse ano é 1,40°C superior à média pré-industrial (1850-1900), segundo Copernicus.

Este recorde ainda pode ser ultrapassado até o final do ano por conta do fenômeno El Niño, que contribui para a elevação das temperaturas e instabilidade climática, continua se desenvolvendo no Pacífico equatorial oriental.

Leia mais: Outubro deve registrar temperaturas acima da média no Brasil, alerta Climatempo

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário