Setor de carnes diz que mobilização de fiscais compromete cadeia de distribuição no Brasil e exterior
Mobilização já deixa mais de 1,9 mil caminhões parados na fronteira entre Brasil e Paraguai
Foto: Divulgação/Abiec
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) emitiu uma nota, na quarta-feira (21), apontando sobre as dificuldades enfrentadas pelo setor diante da recente mobilização dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (AFFAs).
Segundo um comunicado do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), a mobilização já deixa mais de 1,9 mil caminhões parados em Foz do Iguaçu (PR), na fronteira entre Brasil e Paraguai.
De acordo com o setor, a operação atrasa a emissão de Certificados Sanitários Internacionais (CSIs) para embarques de produtos, afetando toda a cadeia de distribuição.
“De imediato, a operação coloca em risco cargas vivas e compromete a importação e exportação de material genético, que são altamente sensíveis ao tempo de trânsito. No curto prazo, o retardo das linhas de produção provocado pelo movimento poderá impactar a oferta de produtos”, diz a nota.
Para tentar resolver o impasse, a Anffa Sindical vai se reunir com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, às 13h desta quarta-feira. Em seu posicionamento, a ABPA ressalta a “constante disponibilidade do titular da pasta em buscar uma solução que reduza os impactos à produção de alimentos do Brasil”.