• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Setor de serviços na Bahia cresce de julho para agosto, mas continua negativo no acumulado do ano
Economia

Setor de serviços na Bahia cresce de julho para agosto, mas continua negativo no acumulado do ano

Transportes recuam pelo terceiro mês consecutivo

Por Da Redação
Ás

Setor de serviços na Bahia cresce de julho para agosto, mas continua negativo no acumulado do ano

Foto: Reprodução / Freepik

O setor de serviços na Bahia cresceu 1,3% de julho para agosto, revela a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta sexta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado ficou bem acima da média nacional (-0,2%) nesta comparação e foi o terceiro maior avanço entre os estados, atrás apenas de Roraima (3,9%) e Espírito Santo (2,8%). Houve queda do volume de serviços em 19 dos 27 estados. Tocantins (-8,1%), Acre (-7,1%) e Alagoas (-5,0%) apresentaram os maiores recuos nessa comparação.

Já em relação a agosto de 2018, o volume de serviços na Bahia recuou (-3,7%) pelo terceiro mês consecutivo, mostrando um desempenho pior que a média nacional (-1,4%). Neste mesmo período comparativo, em 20 dos 27 estados o volume de serviços caiu em agosto. Os maiores recuos foram em Alagoas (-10,7%), Acre (-9,1%) e Distrito Federal (-7,6%).

Com esses resultados de agosto, o setor de serviços no estado acelerou novamente o ritmo de queda tanto no acumulado no ano de 2019 quanto em 12 meses, chegando a -1,5% e -1,9%, respectivamente. Os dois resultados continuam abaixo da média nacional (0,5% no acumulado em 2019 e 0,6% nos 12 meses encerrados em agosto).

Atividades

Em agosto, 3 das 5 atividades de serviços caíram na Bahia, puxadas novamente pelos transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-8,2%), que recuaram pelo terceiro mês consecutivo. Já os serviços de informação e comunicação (-2,4%) estão negativos há mais de dois anos no estado (desde junho de 2017).

No entanto, os serviços profissionais, administrativos e complementares (3,2%) e os serviços prestados às famílias (2,1%) tiveram altas em agosto e contribuíram para segurar o recuo dos serviços na Bahia. 

Turismo

O turismo baiano foi o que setor mais cresceu no país, tanto comparado a julho (0,9%) quanto na comparação com agosto de 2018 (2,8%). Nas duas comparações, foi o quarto resultado positivo consecutivo para as atividades turísticas no estado.

No Brasil como um todo, as atividades ligadas ao turismo crescem acima da Bahia tanto no acumulado no ano (2,4%) quanto nos 12 meses encerrados em agosto (2,9%).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário