Setor de serviços na Bahia cresce de julho para agosto, mas continua negativo no acumulado do ano
Transportes recuam pelo terceiro mês consecutivo
Foto: Reprodução / Freepik
O setor de serviços na Bahia cresceu 1,3% de julho para agosto, revela a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta sexta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O resultado ficou bem acima da média nacional (-0,2%) nesta comparação e foi o terceiro maior avanço entre os estados, atrás apenas de Roraima (3,9%) e Espírito Santo (2,8%). Houve queda do volume de serviços em 19 dos 27 estados. Tocantins (-8,1%), Acre (-7,1%) e Alagoas (-5,0%) apresentaram os maiores recuos nessa comparação.
Já em relação a agosto de 2018, o volume de serviços na Bahia recuou (-3,7%) pelo terceiro mês consecutivo, mostrando um desempenho pior que a média nacional (-1,4%). Neste mesmo período comparativo, em 20 dos 27 estados o volume de serviços caiu em agosto. Os maiores recuos foram em Alagoas (-10,7%), Acre (-9,1%) e Distrito Federal (-7,6%).
Com esses resultados de agosto, o setor de serviços no estado acelerou novamente o ritmo de queda tanto no acumulado no ano de 2019 quanto em 12 meses, chegando a -1,5% e -1,9%, respectivamente. Os dois resultados continuam abaixo da média nacional (0,5% no acumulado em 2019 e 0,6% nos 12 meses encerrados em agosto).
Atividades
Em agosto, 3 das 5 atividades de serviços caíram na Bahia, puxadas novamente pelos transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-8,2%), que recuaram pelo terceiro mês consecutivo. Já os serviços de informação e comunicação (-2,4%) estão negativos há mais de dois anos no estado (desde junho de 2017).
No entanto, os serviços profissionais, administrativos e complementares (3,2%) e os serviços prestados às famílias (2,1%) tiveram altas em agosto e contribuíram para segurar o recuo dos serviços na Bahia.
Turismo
O turismo baiano foi o que setor mais cresceu no país, tanto comparado a julho (0,9%) quanto na comparação com agosto de 2018 (2,8%). Nas duas comparações, foi o quarto resultado positivo consecutivo para as atividades turísticas no estado.
No Brasil como um todo, as atividades ligadas ao turismo crescem acima da Bahia tanto no acumulado no ano (2,4%) quanto nos 12 meses encerrados em agosto (2,9%).