Setor de serviços na Bahia cresce reforçando avanço econômico do estado
Os resultados superaram a média nacional, consolidando o estado como o 8º com o maior crescimento
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Na transição de setembro para outubro, o volume de serviços prestados na Bahia registrou um crescimento de 1,4%, marcando uma recuperação após dois meses consecutivos de retração. Os resultados superaram a média nacional, consolidando o estado como o 8º com o maior crescimento, em um contexto positivo para 15 dos 27 estados.
De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE, divulgada na última quarta (13), o desempenho dos serviços na Bahia também se destacou na comparação com o mesmo período do ano anterior, apresentando um crescimento de 5,9%. Este resultado representa o 31º avanço mensal consecutivo e o melhor desempenho para um mês de outubro em 11 anos.
As atividades de serviços na Bahia continuam positivas no acumulado de janeiro a outubro de 2023, com um crescimento de 6,9%, superando a média nacional de 3,1%. Além disso, nos últimos 12 meses encerrados em outubro, o setor manteve-se em alta, registrando um crescimento de 6,4%, superior aos 3,6% verificados em todo o Brasil.
No segmento turístico, embora tenha havido uma queda de 2,6% nos serviços relacionados ao turismo em outubro, em comparação com setembro, o desempenho anual continua robusto, apresentando um aumento de 9,9%. No acumulado de janeiro a outubro, os serviços turísticos na Bahia sustentam uma alta de 13,7%, posicionando o estado como o segundo com o maior crescimento entre os 12 locais pesquisados, ficando atrás apenas de Minas Gerais.