Setor florestal baiano registra 1 bilhão de dólares em exportações só em 2022
No Dia Internacional das Florestas, estado destaca práticas sustentáveis
Foto: Divulgação
No Dia Internacional das Florestas, celebrado nesta terça-feira (21), a Bahia reforça a importância do setor de base florestal para a economia do estado. De acordo com a Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF), são mais de 500 empresas, 222 mil empregos diretos e indiretos e cerca de 1 bilhão de dólares em exportações só em 2022.
Os números se tornam ainda mais relevantes quando consideradas as práticas sustentáveis adotadas pelas empresas responsáveis. Segundo o levantamento, 100% do papel produzido e toda a madeira para fins industriais são de origem de florestas plantadas com a finalidade comercial. São 700 hectares de áreas reflorestadas por meio de plantio de mudas cultivadas atendendo a um plano de manejo sustentável. A prática recupera espaços degradados e reduz os impactos ambientais.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE), Angelo Almeida, reforça a importância dos números positivos, destaca a postura das empresas em busca do crescimento sustentável e reafirma o compromisso do governo da Bahia com a pauta. “Existe uma tendência muito forte dos consumidores na busca por produtos sustentáveis. E a responsabilidade dessas companhias se enquadra a essa tendência de mercado”, destaca o gestor.