• Home/
  • Notícias/
  • Tecnologia /
  • Sexo frágil?: conheça as baianas que estão revolucionando o mercado global de tecnologia e marketing
Tecnologia

Sexo frágil?: conheça as baianas que estão revolucionando o mercado global de tecnologia e marketing

Confira nossa terceira matéria especial

Por Da Redação
Ás

Sexo frágil?: conheça as baianas que estão revolucionando o mercado global de tecnologia e marketing

Foto: Arquivo Pessoal

Ainda no especial de Dia das Mulheres do Farol da Bahia, data que foi celebrada na terça-feira, 8 de março, trazemos um pouco a história de duas baianas empreendedoras que estão revolucionando o mercado global de tecnologia e marketing.

Irmãs e sócias, formadas em ciência da computação pela Ufba (Universidade Federal da Bahia), Adriana Rocha e sua irmã, Catarina Rocha, uniram as duas áreas para criar em 2006 a empresa Ecglobal, focada em estreitar o relacionamento entre as marcas e os consumidores.

O conceito utilizado na época é o mesmo que atualmente chamamos de rede social, mas ainda não existiam as tradicionais que temos hoje, como Facebook, Instagram e Twitter. Após 15 anos no mundo do empreendedorismo, Adriana e Catarina conseguiram expandir a empresa e, além do Brasil, a Ecglobal hoje atua em vários países da América Latina e conta com escritórios nos EUA e no México, além de ter em seu portfólio gigantes nacionais e multinacionais, de múltiplas indústrias, desde consumo massivo, a serviços financeiros e automotivo.

Neste Dia da Mulher, a co-fundadora da empresa, Adriana Rocha, dá um conselho: "A minha principal mensagem é de que nunca deixem que nada ou ninguém as façam se sentir impotentes, ou com menos valor do que outras pessoas. Nunca deixem que situações de dificuldade tirem seu equilíbrio, ou as façam desistir facilmente de seus objetivos. De uma forma, ou de outra, você vai encontrar o melhor caminho".

A engenheira revela que ao longo de sua trajetória profissional, principalmente por escolher uma área majoritariamente composta por homens, encontrou “entraves” no caminho. Contudo, diz que os momentos de dificuldade ajudaram a elaborar melhores estratégias a partir do aprendizado.

“É com erro e fricção que aprendemos, mudamos, crescemos. No entanto, sempre é bom estar cercado de pessoas que possam te ajudar a errar menos, que já tenham passado por situações semelhantes, e tenham o conhecimento para te orientar a tomar as melhores decisões. O mercado nos tempos atuais sem dúvidas é mais inclusivo e oferece muito mais oportunidades do que as que tínhamos há 30 anos atrás”, analisa.

Ao longo dos anos, a história de Adriana inspirou outras mulheres. Algo que reflete no quadro de funcionários da Ecglobal, que hoje é majoritariamente composto por mulheres. “Não é intencional. Talvez naturalmente atraiamos outras mulheres que se identificam com nosso propósito, história e exemplo. Somos mulheres nordestinas, e a maioria de nossa equipe está baseada em Salvador, onde somos majoritariamente pardos e negros, assim que inclusão e diversidade para nós está em nosso DNA”, conta.

Com forte atuação no empreendedorismo, ela destaca que o segmento exige compromisso e que não se deve ter medo de arriscar. "Um dos momentos marcantes em nossa história foi quando uma grande empresa global quis nos comprar, a 10 anos atrás. Apesar de ter sido uma oferta muito boa financeiramente, sentimos que não era o momento ideal, e a venda naquele momento significaria desistir de desenvolver a plataforma que fazia parte de nosso sonho de construir a Ecglobal. Uma das principais lições que ficou para nós, e que pode inspirar outras mulheres empreendedoras, ou que pensem em empreender, é de que há momentos em que é preciso correr riscos, tomar decisões difíceis, mas se você está confiante de onde pode chegar, não abra mão tão fácil dos seus sonhos”, afirma. 

Leia mais sobre o Dia das Mulheres aqui e aqui

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.