Silvio Almeida participa de audiência para esclarecer fala sobre descriminalização das drogas
Ministro é aguardado pela Câmara na quarta-feira (12)
Foto: Divulgação/Clarice Castro/ Ascom/MDHC
O ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, é aguardado na Câmara dos Deputados na próxima quarta-feira (12), às 14h, para dar explicações à Comissão de Segurança Pública sobre declarações em que cobrou que o Supremo Tribunal Federal (STF) julgue uma ação, parada desde 2015, que trata da descriminalização das drogas.
Durante uma entrevista à BBC News, o ministro afirmou ser favorável por acreditar que a medida possa diminuir a pressão sobre o sistema carcerário do país. "Temos que tratar isso como uma questão de saúde pública, como uma questão que não se resolve por meio do encarceramento, com prisão e com punição", disse o ministro durante entrevista.
Apesar da opinião, ele fez a ressalva de que o governo não estaria se articulando para que o Supremo julgue o caso. O deputado Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP), autor do pedido de audiência, discorda de Silvio Almeida. “Legalizar não se torna uma solução, se queremos proteger nossas famílias devemos fortalecer a ação e preparo da polícia com investimentos no setor, em equipamentos e em inteligência”, disse.