Simone Biles se torna 2ª bicampeã olímpica do salto
Norte-Americana iguala feito de Vera Caslavska nos anos 1960 e, com Rebeca Andrade, entra para seleto grupo de ginastas com duas medalhas do salto em Olimpíadas
Foto: Reprodução/ Rede Globo
Há mais de 50 anos, uma ginasta não subia pela segunda vez no degrau mais alto do pódio do salto em Olimpíadas. Mas em 2024 isso mudou, Simone Biles. Entra para a história e quebra recorde. No início da tarde de sábado (3), a americana venceu a disputa com Rebeca Andrade e se tornou bicampeã olímpica do aparelho, foi ouro também na Rio 2016.
A ginasta de 27 anos é apenas a segunda bicampeã olímpica da prova, repetindo o feito da tcheca Vera Caslavska, ouro em Tóquio 1964 e Cidade do México 1968.
Na competição de hoje, imone Biles e Rebeca Andrade se juntaram a cinco atletas nesse hall olímpico: a tcheca Vera Caslavska, a alemã Erika Zuchold, a russa Maria Paseka e as soviéticas Larisa Latynina e Ludmilla Tourischeva.
Caslavska e Biles são as únicas bicampeãs olímpicas do salto. Latynina, por outro lado, é a única a conquistar três medalhas no aparelho: ouro em Melbourne 1956, prata em Tóquio 1964 e bronze em Roma 1960.
Confira o Ranking Atual
1 - Simone Biles (Estados Unidos) - dois ouros
1 - Vera Caslavska (Tchecoslováquia) - dois ouros
3 - Larisa Latynina (União Soviética) - um ouro, uma prata e um bronze
4 - Rebeca Andrade (Brasil) - um ouro e uma prata
5 - Erila Zuchold (Alemanha Ocidental) - duas pratas
6 - Maria Paseka (Rússia) - uma prata e um bronze
6 - Ludmilla Tourischeva (União Soviética) - uma prata e um bronze
Quando são as outras finais de Rebeca?
Final da trave: segunda-feira (5), às 7h30 - Julia Soares também participa
Final do solo: segunda-feira (5), às 9h20.