• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Simone Tebet assume Ministério do Planejamento: ‘Um dos mais importantes do governo’
Política

Simone Tebet assume Ministério do Planejamento: ‘Um dos mais importantes do governo’

Em discurso de posse, ministra disse que pobres terão prioridade no Orçamento

Por Da Redação
Ás

Simone Tebet assume Ministério do Planejamento: ‘Um dos mais importantes do governo’

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A nova ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), assumiu sua respectiva pasta nesta quinta-feira (5), em Brasília. Assim como os outros ministros do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Tebet assinou o termo de posse no último domingo (1º), quando o petista assumiu o cargo de presidente. Hoje, ela participou da cerimônia de transmissão de cargo.

Em discurso, Tebet agradeceu a Lula pela nomeação e disse que estava assumindo um dos ministérios "mais importantes" do governo. "Gratidão a Deus e ao presidente Lula pela confiança absoluta em entregar a mim uma das pastas mais importantes e relevantes do governo, do seu governo, do nosso governo, governo do PT e da frente ampla democrática. O Ministério do Planejamento trata do futuro, mas também do presente", afirmou a ministra.

Em seguida, Tebet contou que antes do Natal recebeu um envelope de Lula, mas que o petista pediu para que ela abrisse depois. Passando a data festiva, ela abriu o envelope e viu o convite para assumir o Ministério do Planejamento. Embora tenha ficado feliz e surpresa com o convite, Tebet afirmou que disse a Lula que tem "divergências econômicas" com alguns integrantes da equipe, como o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT).

"Lula me ignorou, como se dissesse: 'é isso que eu quero. Sou um presidente democrata. Quero pessoas diferentes para somar, pois é assim que se constrói uma sociedade democrática'", afirmou Tebet.

Com o compromisso de ajudar a construir o “Brasil do futuro”, a ministra disse ainda que os pobres serão tratados com prioridade no orçamento público. "Os pobres estarão prioritariamente no orçamento público. A primeira infância, idosos, mulheres, povos originários, pessoas com deficiência, LGTBQIA+. Passou da hora de dar visibilidade aos invisíveis. Tem de abarcar todas essas prioridades, sem deixar de ficar de olho na dívida pública", reforçou.

O evento contou com a presença de diversos ministros, entre eles, o da Fazenda, Fernando Haddad, e do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), além do ex-presidente José Sarney (MDB). Terceira colocada na eleição presidencial, Simone Tebet declarou apoio a Lula no segundo turno da disputa.

Críticas a antiga gestão e secretaria de políticas públicas

Ainda durante o discurso, Simone Tebet disse que a secretaria de monitoramento e avaliação de políticas públicas fará parte de seu ministério. De acordo com a ministra, a ideia é trabalhar em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU) avaliando o custo-benefício das políticas públicas para evitar desperdício de dinheiro público.

A senadora também fez críticas ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo ela, a antiga gestão deixou sementes de destruição. "O capitão e sua tropa deixaram para trás sementes de destruição. Com o presidente Lula e a frente ampla, vamos avançar. Plantar boas sementes porque o Brasil sempre foi terra fértil", afirmou Tebet.

“Primeiro de janeiro de 2023 foi um dia de festa da democracia. Dia em que o Brasil reencontrou com a sua verdadeira história, o povo brasileiro foi ouvido nas ruas e o rito da Constituição foi cumprido. No discurso do presidente Lula ficou evidente a diferença da democracia de hoje e da barbárie de ontem”, completou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.