Sistema Ferry-Boat adiciona novos meios para a compra de passagem
Serviço passa a aceitar pagamento por cartão com aproximação e leitura de QR code, diretamente na catraca de embarque
Foto: Divulgação/Internacional Travessias Salvador (ITS)
O Sistema Ferry-Boat de Salvador, administrado pela Internacional Travessias Salvador, incluiu duas novas formas de pagamento para a compra de passagens. O pedestre agora, poderá comprar a passagem com cartão de crédito e débito habilitado com tecnologia de aproximação (sistema EMV), ou utilizar o aplicativo chamado Bipay, que gera um QR code para leitura e realizar o pagamento.
O primeiro sistema é composto pela tecnologia EMV, que aceitam as seguintes bandeiras para a operação: Elo, Visa e Mastercard. Os cartões precisam estar habilitados para a função de compra por aproximação. Para acessar o embarque, o consumidor precisa encostar o cartão na catraca que, com a compra aprovada, acenderá uma luz verde, liberando o acesso para a viagem.
O outro método de pagamento utilizado é o da carteira digital Bipay. Para acessar, o usuário precisa baixar o aplicativo no seu smartphone e comprar os créditos. No momento do embarque, o passageiro apresenta o QR code do celular na catraca, que faz a leitura automaticamente e libera a passagem.
Disponível para pedestres
A Internacional Travessias Salvador informou que por hora, apenas pedestres poderão utilizar os novos métodos de pagamento. O serviço ainda não esta disponível para usuários em veículos, meia passagem, nem prioridades.
As duas formas de pagamento serão acrescentadas às opções que o usuário já tem disponíveis para realizar a viagem. A bilheteria permanece acessível para quem optar pagar pelo guichê, com um atendente, utilizando dinheiro, cartões ou pix. O Ferry Card também permanece com suas atividades normais.
A empresa divulgou que os novos meios tem o objetivo de agilizar o acesso das pessoas ao transporte, tornar melhor e mais eficiente o fluxo nas catracas, reduzindo as filas.
Em vigor
Tanto o EMV como o Bipay entraram em vigor na segunda-feira (11) de novembro, funcionando para todos os horários. Porém, alguns dias antes, desde quarta-feira (6), já começaram a ser aceitos, de forma experimental, em alguns horários. As equipes nos terminais foram treinadas para orientar o usuário sobre as novas formas de compra. Há também sinalização nos terminais indicando o serviço.