Site afirma que Geraldo Jr articula volta de Maurício Barbosa a SSP
O ex-secretário foi exonerado por comandar uma organização criminosa dentro da instituição
Foto: Reprodução
O vice-governador eleito Geraldo Junior articula o retorno do ex-secretário de Segurança Pública, Mauricio Telles Barbosa, à Secretária de Segurança Pública da Bahia (SSP/BA), de acordo com informações divulgadas pelo site Rx Notícias. A conversa teria ocorrido na última terça-feira (8), em almoço de confraternização no restaurante de Geddel Viera Lima, no Salvador Shopping, na Avenida Tancredo Neves.
Barbosa foi exonerado em 14 de dezembro de 2020, quando foi denunciado por comandar uma organização criminosa dentro da SSP. Além disso, o ex-secretário assegurou a impunidade de todos os envolvidos nas investigações, especialmente do grupo de Adailton Maturino na "Operação Faroeste".
Um dos nomes cotados para ocupar o cargo de secretário de segurança pública seria o atual subsecretário Hélio Jorge Paixão. Com a possível alteração, delegados, investigadores e escrivães passaram a elaborar uma medida a favor de impedir qualquer articulação que possa colocar Barbosa novamente na Polícia Civil baiana, afirmou o site.
Em 2017, promotores do Ministério Público da Bahia executaram uma operação para prender Mauricio Barbosa, pelos crimes de enriquecimento ilícito, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, ligação com grupos criminosos, esquemas de licitações, grampos ilegais. No entanto, as investigações foram paralisadas pela então Procuradora Geral de Justiça do Ministério Público da Bahia, Ediene Lousado.