Tecnologia

Site mostra como era a Internet há 10 anos

Plataforma funciona como uma "cápsula do tempo" interativa da web e desperta nostalgia nos usuários

Por Da Redação
Ás

Site mostra como era a Internet há 10 anos

Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

O site Ten Years Ago traz a proposta de levar os internautas para o mundo digital de uma década atrás. Nele, é possível acessar as páginas de jornais famosos, como BBC e The New York Times, além de conferir o que estava em alta no YouTube ou no Reddit naquela época.

A plataforma possibilita aos internautas acessar 14 sites diferentes e ver o que estava sendo publicado há exatamente dez anos. Como a página é atualizada todo dia, o conteúdo nostálgico está sempre fresco. Ao clicar, por exemplo, no ícone da CNN, o site é transformado na página principal do jornal e, acessando alguma das notícias, o usuário será redirecionado para o endereço exato de uma matéria de 10 anos atrás.

Com o Ten Years Ago, é possível passar por diversas facetas da Internet no passado. Em 2012, as principais notícias de política envolviam a presidência de Barack Obama nos Estados Unidos; no mundo dos games, eram publicadas atualizações sobre o título e a data de lançamento do novo Call of Duty, que se tornaria o Black Ops 2. Já na Steam, a série The Walking Dead era um dos principais lançamentos da plataforma, e o primeiro filme dos Vingadores era destaque no IMDb.

Distribuído pelo Internet Archive, um grande acervo digital da Internet, o site é de uso bastante intuitivo. Ao entrar na plataforma, a página principal irá exibir as opções de endereços da web que podem ser acessados, e basta um clique para ser redirecionado a um endereço digital de dez anos atrás.

Também é possível ver o que grandes empresas do mercado de tecnologia, como Amazon e Apple, anunciavam na época, além de relembrar o design "primitivo" do YouTube e ver as diferenças que uma década proporcionou.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.