Site publica título enganoso sobre gastos da viagem de Bolsonaro
Governo local foi responsável pelos custos do presidente

Foto: Alan Santos/PR
Não é verídica a alegação realizada no título de uma publicação do site Desmascarando. Segundo o conteúdo da matéria, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) "foi ao hotel mais luxuoso do mundo com dinheiro público", durante a estadia nos Emirados Árabes Unidos. O próprio texto, copiado do site jornalístico Metrópoles, afirma que a estadia de Bolsonaro não foi paga com impostos. A hospedagem foi paga pelo governo local. As informações são do Estadão.
O Palácio do Planalto divulgou que, como é a praxe diplomática em toda viagem internacional "a hospedagem do chefe de Estado foi custeada pelo país anfitrião". A Presidência da República não divulgou se a comitiva se hospedou no mesmo hotel de Bolsonaro e nem quantas pessoas o acompanharam.
No Facebook, a miniatura gerada pelo link do texto engana o leitor, já que apresenta somente o título do posto, que é falso. Normalmente quando o Facebook incorpora algum link para que os usuários compartilhem o conteúdo, a íntegra do texto não fica disponível para visualização. Com isso, o leitor precisa clicar na publicação e será redirecionado à informação de que não é o contribuinte que está pagando pela hospedagem de Bolsonaro.
A publicação foi realizada no site Desmascarando e compartilhada na página do Facebook no dia 28 de outubro. No dia 29 deste mês, a postagem foi apagada da rede social e mantida somente no site, ainda com título falso. Antes de ser apagada, teve mais de 2 mil interações na página. De acordo com a ferramenta CrowdTangle, o número total de interações foi de 5,8 mil.