Sob críticas dos EUA, governo brasileiro envia autoridades para cerimônia em navio do Irã atracado no Rio
Evento marcou 120 anos da relação diplomática entre os dois países
Foto: Divulgação/Marinha do Irã
Mesmo com críticas públicas dos Estados Unidos, o governo brasileiro recebeu e enviou representantes para uma confraternização em navios da frota de guerra do Irã, que atracaram no dia 26 de fevereiro no Rio de Janeiro (RJ).
De acordo com o Estadão, autoridades estiveram presentes em uma cerimônia que comemorava os 120 anos da relação diplomática entre o Irã e o Brasil, na última terça-feira (28).
O evento foi realizado a bordo da Iris Dena, um dos dois navios militares iranianos ancorados no porto do Rio. Na ocasião, estavam presentes oficiais da Marinha e integrantes do Itamaraty.
A situação foi alvo de críticas dos EUA, que vivem um regime de imposição de sanções ao Irã alegando atos de terrorismo e violação dos Direitos Humanos. “No passado, esses navios facilitaram o comércio ilegal e atividades terroristas, e também foram sancionados pelos EUA. O Brasil é uma nação soberana, mas acreditamos firmemente que esses navios não devem atracar em lugar nenhum”, disse a embaixadora, no dia 15, em sua primeira entrevista coletiva no Brasil", disse a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.
A entrada das embarcações na costa brasileira gerou um mal estar na relação diplomática do Brasil com os EUA, que impõem sanções ao Irã alegando atos de terrorismo e violações aos Direitos Humanos.