• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Sob críticas dos EUA, governo brasileiro envia autoridades para cerimônia em navio do Irã atracado no Rio
Política

Sob críticas dos EUA, governo brasileiro envia autoridades para cerimônia em navio do Irã atracado no Rio

Evento marcou 120 anos da relação diplomática entre os dois países

Por Da Redação
Ás

Sob críticas dos EUA, governo brasileiro envia autoridades para cerimônia em navio do Irã atracado no Rio

Foto: Divulgação/Marinha do Irã

Mesmo com críticas públicas dos Estados Unidos, o governo brasileiro recebeu e enviou representantes para uma confraternização em navios da frota de guerra do Irã, que atracaram no dia 26 de fevereiro no Rio de Janeiro (RJ).

De acordo com o Estadão, autoridades estiveram presentes em uma cerimônia que comemorava os 120 anos da relação diplomática entre o Irã e o Brasil, na última terça-feira (28).

O evento foi realizado a bordo da Iris Dena, um dos dois navios militares iranianos ancorados no porto do Rio. Na ocasião, estavam presentes oficiais da Marinha e integrantes do Itamaraty.

A situação foi alvo de críticas dos EUA, que vivem um regime de imposição de sanções ao Irã alegando atos de terrorismo e violação dos Direitos Humanos. “No passado, esses navios facilitaram o comércio ilegal e atividades terroristas, e também foram sancionados pelos EUA. O Brasil é uma nação soberana, mas acreditamos firmemente que esses navios não devem atracar em lugar nenhum”, disse a embaixadora, no dia 15, em sua primeira entrevista coletiva no Brasil", disse a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.

A entrada das embarcações na costa brasileira gerou um mal estar na relação diplomática do Brasil com os EUA, que impõem sanções ao Irã alegando atos de terrorismo e violações aos Direitos Humanos. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário