Sobe para 2 o número mortes por febre Oropouche na Bahia
Paciente era moradora da cidade de Camamu e tinha 21 anos de idade
Foto: Divulgação/Sesab
A Secretaria de Segurança Pública (Sesab) registrou a segunda morte por Febre Oropouche no estado. A vítima é uma mulher de 21 anos, moradora de Camamu, município localizado a cerca de 190 km de Salvador. O mais recente caso foi confirmado na segunda-feira (22).
Segundo informações da pasta, a morte ocorreu em maio deste ano, mas só foi divulgada agora devido ao volume de exames que precisaram serem feitos para atestar a causa do óbito.
A Sesab informou, ainda, que a paciente deu entrada na unidade de saúde com febre alta, dor de cabeça, náuseas, vômito, diarreia, dores em membros inferiores, dor retroorbital, dores musculares, além de fraqueza, falta de energia e cansaço.
Pouco tempo depois, a jovem apresentou sintomas mais graves, como sangramentos nasal, gengival e vaginal, hipotensão, queda brusca de hemoglobina e plaquetas até o óbito.
Doença
A Febre do Oropouche é uma doença viral transmitida pelo Culicoides paraensis, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora.
Os sintomas incluem febre, dor de cabeça e dores musculares, semelhantes aos de outras arboviroses como a dengue e a chikungunya.
Atualmente, não há tratamento específico para a Febre do Oropouche disponível. Ele é focado, apenas, no alívio dos sintomas.