Sobe para sete número de mortes por dengue na Bahia, diz Sesab
Estado participa do 'Dia D' de mobilização nacional no sábado (2)
Foto: Reprodução/Pixabay
Dados da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), divulgados nesta quinta-feira (29), confirmam a sétima morte por dengue no estado. A vítima era um paciente de Vitória da Conquista, na região sudoeste. Até o momento, a pasta não forneceu mais detalhes sobre o caso.
Até quarta-feira, todas as mortes pela doença haviam sido registradas na região sudoeste do estado, com duas em Jacaraci, uma em Piripá e outra em Ibiassucê. Essas cidades estão aproximadamente a 1h30 de distância uma da outra.
No entanto, na quarta-feira, a Sesab confirmou a quinta morte, em Irecê, no norte do estado. A sexta morte foi registrada em Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador.
No ano de 2023, 22 pessoas morreram por causa da dengue. Houve um caso ligado a zika e três por causa da chikungunya. Neste ano, foram notificados 16.771 casos prováveis de dengue no estado e 64 municípios se encontram em epidemia.
Combate à doença
Em um esforço para combater a dengue, o estado da Bahia se junta ao Dia D de mobilização nacional, marcado para o próximo sábado (2). A iniciativa visa o planejamento de ações coletivas diárias e a conscientização sobre o papel vital que cada indivíduo desempenha na prevenção da doença.
Além disso, o governo estadual deu início ao uso de drones como nova estratégia para identificar em áreas de difícil acesso focos do mosquito Aedes aegypti, vetor de transmissão de Dengue, Zika e Chikungunya. As imagens capturadas pelos equipamentos são analisadas pelos agentes de endemias, que conseguem identificar locais com acúmulo de água parada e possíveis criadouros do mosquito, facilitando a ação das equipes e tornando o combate mais eficaz.
Vacinação em Salvador
A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue com a vacinação contra a dengue nas unidades de saúde, shoppings e drivers nesta quinta-feira (29). O horário de funcionamento no 5° Centro de Saúde, nos Barris, será ampliado e vai funcionar até às 18h.
A capital baiana conta com 87.307 pessoas aptas para recebimento do imunizante nesta primeira fase de vacinação, na qual a primeira dose está disponível para os pré-adolescentes entre 10 e 11 anos.