Coronavírus

Sociedade Brasileira de Bariátrica defende prioridade na vacinação de pessoas com obesidade grave

Sociedade diz que imunização também visa reduzir internações nos leitos hospitalares

Por Da Redação
Ás

Sociedade Brasileira de Bariátrica defende prioridade na vacinação de pessoas com obesidade grave

Foto: Divulgação | Getty Images

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) divulgou uma nota em que defende a prioridade na vacinação contra a covid-19 para as pessoas que possuem quadro de obesidade grave. A SBCBM argumenta que a priorização também está prevista na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.

Dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostraram que um em cada quatro brasileiros de 18 anos ou mais estava obeso, o que equivale a 41 milhões de pessoas. Já as pessoas consideradas com excesso de peso totalizaram 96 milhões.

Segundo artigo publicado pelo ex-presidente da SBCBM e diretor do Centro de Obesidade e Diabetes de São Paulo, o cirurgião Ricardo Cohen, das 2,5 milhões de mortes por covid-19 registradas até o final de fevereiro de 2021, 2,2 milhões ocorreram em países onde mais da metade da população é classificada como com excesso de peso.

A Sociedade esclarece que a imunização também visa garantir a redução em leitos hospitalares, já que a obesidade é considerada uma comorbidade, conforme consta no próprio Plano Nacional de Vacinação contra a covid-19.

"A vacinação continua sendo uma medida preventiva chave para reduzir a carga de doenças e mitigar surtos futuros, tendo um impacto substancial na redução da incidência, hospitalizações e mortes, especialmente entre indivíduos vulneráveis com comorbidades e fatores de risco associados a Covid-19 grave", disse o cirurgião Ricardo Cohen.

Prioridade em Salvador

Em Salvador, recentemente, a prefeitura anunciou a inclusão de outros grupos prioritários para receber as doses das vacinas contra a covid-19, como pessoas com síndrome de Down e pacientes em hemodiálise. Também foram inclusas as doulas, pertencente ao grupo dos trabalhadores da saúde. 

Até o momento, o município não divulgou nenhuma possibilidade de incluir as pessoas com obesidade grave.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário