Soldado é morto durante patrulhamento da Rota em Santos
Três suspeitos foram presos e operação em andamento para identificar os autores do crime
Foto: Reprodução
O soldado Samuel Wesley Cosmo, integrante do 1º Batalhão de Polícia de Choque da Polícia Militar de São Paulo (PMESP), foi morto em Santos durante um patrulhamento da Rota, nesta sexta-feira (2). O ataque ocorreu nas imediações da Avenida Brigadeiro Faria Lima, durante o apoio à Operação Verão na Baixada Santista. Samuel, ferido durante o confronto, foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos após cirurgia na Santa Casa de Santos.
Após o crime, uma operação conjunta da Polícia Civil e Militar resultou na prisão de três suspeitos. A ação permanece em andamento para identificar os demais autores do crime. Durante as prisões, foram apreendidos um celular, um carregador de pistola e um estojo de munição 9mm.
O governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas, expressou solidariedade à família do soldado e assegurou empenho na identificação e prisão dos responsáveis pelo crime.
O episódio ocorre no contexto da Operação Escudo, que começou em julho de 2023 após a morte do soldado Patrick Bastos Reis. A nova operação que está na oitava fase, busca reforçar a segurança, investigar a morte do soldado Samuel e combater a criminalidade na região.