• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Somália tem o pior Índices de Desenvolvimento Humano do mundo, diz pesquisa
Mundo

Somália tem o pior Índices de Desenvolvimento Humano do mundo, diz pesquisa

Indicador leva em conta a renda nacional bruta per capita, educação e saúde

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Somália tem o pior Índices de Desenvolvimento Humano do mundo, diz pesquisa

Foto: Agência Brasil

A Somália é classificada como o país mais pobre do mundo, de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) em 2024.

Esse índice, que leva em conta a renda nacional bruta per capita, educação e saúde (medida pela expectativa de vida), é calculado para 193 países. A Somália ocupa a última posição, com uma pontuação de 0,380.

Além disso, a expectativa de vida na Somália é de 56,1 anos, com uma média de 7,6 anos de escolaridade e apenas 1,9 anos de educação formal. Quando analisado por gênero, a média de anos de escolaridade varia, sendo menor para as mulheres do país, com 0,9, e 2,9 para homens.

Localizada na África, a Somália é considerada o país mais oriental do continente, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), há outros indicadores utilizados para medir a pobreza, como o Produto Interno Bruto (PIB) per capita e o índice de Gini.

Se considerar os dados do PIB per capita do Fundo Monetário Internacional (FMI), Burundi é o país mais pobre do mundo, com US$ 230,04 per capita. Já a Somália, país mais pobre levando em conta os dados do IDH, tem PIB per capita de US$775,94, segundo o FMI.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.