• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Somente 3 em cada 10 brasileiros entrevistados dizem acreditar que a tolerância entre os cidadãos aumentará em 2023
Brasil

Somente 3 em cada 10 brasileiros entrevistados dizem acreditar que a tolerância entre os cidadãos aumentará em 2023

As manifestações em Brasília reforçam a sensação de intolerância

Por Da Redação
Ás

 Somente 3 em cada 10 brasileiros entrevistados dizem acreditar que a tolerância entre os cidadãos aumentará em 2023

Foto: Twitter

Somente três em cada dez brasileiros dizem acreditar que a tolerância entre os cidadãos aumentará em 2023, segundo levantamento do instituto de pesquisa Ipsos. A percepção negativa está atrelada ao cenário de polarização política, que não mostra sinais de arrefecimento. 

As manifestações em Brasília, no fim de semana passado, reforçam a sensação de intolerância. Apoiadores extremistas do ex-presidente Jair Bolsonaro promoveram uma série de atos de violência na Praça dos Três Poderes, com invasão e depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF).

Vândalos foram presos em massa, além de autoridades da segurança pública do Distrito Federal.

Lula até tentou recorrer ao discurso da "frente ampla" durante a campanha e a formação do Ministério. Porém, segundo o CEO do Ipsos, Marcos Calliari, o levantamento mostra que o resultado das urnas não foi suficiente para levar ao aumento expressivo na percepção da sociedade quanto à tolerância política. 

O levantamento do instituto - realizado no fim do ano passado em 36 países para captar os sentimentos para este ano e divulgado no início de 2023 - indica que a média global de percepção de tolerância é de 34%, considerada baixa. O índice é o mesmo no Brasil. Em toda a amostra, foram 24.471 pessoas entrevistadas. Já no Brasil, foram ouvidas mil pessoas, com margem de erro de 3,5%, para mais ou para menos.

Para 2023, 56% dos brasileiros entrevistados disseram esperar menos tolerância no País. De acordo com Calliari, o cenário de intolerância é um fenômeno mundial que não se restringe ao Brasil. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário