Sonda da Nasa captura imagens inéditas de Júpiter e suas luas
Desde 2016 a sonda Juno está fotografando Júpiter na órbita do planeta
Foto: Reprodução/ NASA
A sonda Juno está fotografando Júpiter na órbita do planeta desde 2016. Há dois dias a nave se aproximou da lua Io e fez o registro mais próximo da lua vulcânica do gigante do sistema solar.
As fotos foram divulgadas pela NASA. A sonda ainda fez novos registros que mostram em detalhes as nuvens da atmosfera gasosa do planeta.
A Io é o corpo do sistema solar com o maior nível de atividade vulcânica já registrada. Nas imagens, é possível ver uma coloração amarelada, misturada ainda com vermelho, laranja e preto. Essa coloração é por conta justamente da grande liberação de compostos do enxofre pelos vulcões do planeta.
FOTOS
A sonda está em uma órbita muito elíptica em torno de Júpiter e passa há alguns milhares de quilômetros do topo das nuvens. A Juno foi lançada em 2011, mas chegou ao gigante apenas em 2016.
As fotos vão servir de base de estudo para duas missões que estão sendo planejadas para sucederem a Juno em Júputer: a Europa Clipper, da NASA, e a JUpiter ICy moons Explorer (JUICE), da Agência Espacial Europeia (ESA).
Com lançamento programado para outubro de 2024, a missão Europa Clipper deve chegar à órbita da Europa no final de 2027 para realizar cerca de 45 sobrevoos, durante os quais vai fazer imagens de alta resolução da superfície gelada da lua.
Já a missão JUICE está mais próxima de ser lançada: segundo os planos da ESA, isso deve ocorrer no mês que vem. Se tudo correr como planejado, a espaçonave chegará em 2029 e levará três anos e meio para examinar as luas Europa, Calisto e Ganimedes.
Collage of PJ43 Initial Jupiter images from @NASAJuno. Exaggerated Color/Contrast. Image data collected 2022-07-05 07:00 to 08:54 UTC. Distance from 208394 to 25129 km. pic.twitter.com/emZlcROF7D
— Brian Swift (@b_swift) July 6, 2022