• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • 'Sou uma lutadora, não uma desertora', diz premier britânica diante do Parlamento
Mundo

'Sou uma lutadora, não uma desertora', diz premier britânica diante do Parlamento

Liz Truss assumiu o cargo no lugar de Boris Johnson há cinco semanas

Por Da Redação
Ás

'Sou uma lutadora, não uma desertora', diz premier britânica diante do Parlamento

Foto: Reprodução/Twitter

Em meio a pressões da oposição e do próprio Partido Conservador sobre a troca do ministro das Finanças e plano de corte radical de impostos, a primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, afirmou nesta quarta-feira (19) que é "uma lutadora, não uma desertora" e que não pretende renunciar.

"Sou alguém que está preparada para assumir a liderança", destacou Truss durante a sessão semanal de perguntas e respostas ao chefe de governo na Câmara dos Comuns. "Eu agi no interesse nacional ao garantir que tivéssemos estabilidade financeira", completou a premier, que assumiu o cargo no lugar de Boris Johnson há apenas cinco semanas.

Com as desistências de medidas que assustaram os mercados financeiros e provocaram a queda da libra, Truss ressaltou que as ações são realizadas "para garantir a estabilidade econômica do país".

Na semana passada, a primeira-ministra demitiu seu ministro das Finanças original, Kwasi Kwarteng, desistiu do corte de impostos dos mais ricos e se desculpou falas falhas cometidos. Após três dias, ao tomar posse, o novo ministro Jeremy Hunt reverteu o restante do plano informado pelo antecessor, que previa também redução de impostos das empresas.

Apesar do discurso da premier, a sessão parlamentar pontuou mais um recuo de Truss, que afirmou que manterá o projeto, anunciado ainda por Boris Johnson, de reajustar as pensões de acordo com a inflação. Nesta quarta, o valor chegou a 10,1% em termos anualizados, um recorde de 40 anos.

Keir Starmer, líder do Partido Trabalhista, também voltou a pressionar a premier, recordando suas constantes mudanças no plano econômico e citando uma lista de políticas que ela anunciou e depois foi forçada a descartar.

"Na semana passada, a primeira-ministra esteve aqui e não prometeu absolutamente nenhuma redução de gastos, todos aplaudiram. Esta semana seu novo ministro anunciou uma nova onda de cortes. Qual é o sentido de uma primeira-ministra cujas promessas não duram nem uma semana?", questionou. "Sua credibilidade econômica foi embora", afirmou.

Em resposta, Truss disse que o Partido Trabalhista é a favor do sindicalismo militante, em referência ao apoio da legenda às greves recentes, e citou o ex-ministro trabalhista Peter Mandelson, que causou polêmica ao renunciar duas vezes de altos cargos no governo. "Sou uma lutadora, não alguém que desiste", finalizou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário