SSP cria grupo de trabalho para reforçar segurança no transporte público de Salvador
Medida prevê integração entre forças policiais e órgãos municipais

Foto: Márcia Santana/SSP
A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP) vai instituir um Grupo de Trabalho (GT) para ampliar a redução de crimes contra o transporte público e fortalecer a articulação entre forças estaduais e órgãos municipais. O anúncio foi feito pelo secretário Marcelo Werner durante reunião realizada nesta segunda-feira (17), na Secretaria de Mobilidade (Semob).
Além da criação do GT, ficou definida a atualização do protocolo de atuação em situações de interrupção do transporte coletivo, agora com a inclusão de novos órgãos municipais no fluxo operacional.
O Grupo de Trabalho de Segurança e Mobilidade será composto por representantes do Sistema Estadual de Segurança Pública, incluindo as Polícias Militar, Civil e Técnica, além do Corpo de Bombeiros Militar, das Superintendências Integrada da Ação Policial e de Telecomunicações, além de Semob, Guarda Municipal e Integra.
Marcelo Werner destacou os resultados obtidos nos últimos anos. “Transformamos a Operação Gêmeos da Polícia Militar em Batalhão e o GERRC da Polícia Civil em Delegacia de Combate à Roubos em Coletivos. Ampliamos as estruturas e alcançamos, em 2025, a redução de 50% dos roubos em ônibus”.
O secretário afirmou ainda que o novo grupo permitirá intensificar o intercâmbio de informações entre Estado e Município.
“A integração entre as Forças Estaduais da Segurança Pública com as instituições municipais é fundamental para combatermos atividades ilícitas contra o transporte público. Ações ostensivas e de inteligência, além do nosso Parque Tecnológico serão empregados para a manutenção da ordem”, afirmou.


