• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • SSP diz ter identificado suspeitos de matar Mãe Bernadete; filho não recebeu informação

SSP diz ter identificado suspeitos de matar Mãe Bernadete; filho não recebeu informação

Líder quilombola foi assassinada com 12 tiros no rosto

Por Da Redação
Ás

SSP diz ter identificado suspeitos de matar Mãe Bernadete; filho não recebeu informação

Foto: Divulgação/Conaq

O secretário de Segurança Pública da Bahia em exercício, Marcel de Oliveira, informou que os suspeitos de assassinarem Bernadete Pacífico foram identificados. A liderança quilombola baiana e então coordenadora da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq) foi morta com mais de 20 tiros dentro da associação do Quilombo Pitanga dos Palmares no último dia 17. A confirmação do titular da pasta aconteceu nesta quinta-feira (31). O filho da ialorixá, no entanto, diz que não recebeu a atualização do caso. 

"Eu posso garantir que a investigação está bem adiantada, com autorias definidas e com prováveis motivações conhecidas. No entanto, a investigação tramita em sigilo, mas pode ter certeza que a família vai ter o resultado que ela precisa e merece receber em pouco tempo", afirmou em entrevista à TV Globo. 

Leia também: Advogado da família de Mãe Bernadete pede proteção após ser perseguido 

O subsecretário disse ainda que outros detalhes do caso são mantidos em sigilo para não atrapalhar as investigações.

Em contato com o Farol da Bahia, o filho de Bernadete, Jurandir Wellington Pacífico, afirmou que as autoridades não repassaram para a família as informações confirmadas pelo secretário em exercício. 

A reportagem também entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), mas não obteve retorno. 

Polícia Civil contradiz SSP

Por meio de nota, a Polícia Civil da Bahia informou que as investigações apontam para um indicativo da possível autoria do crime. O subsecretário, no entanto, afirmou que a autoria já estava definida. 

"A nova etapa da investigação sobre a morte da líder quilombola Maria Bernadete Pacífico chega ao indicativo da possível autoria. As apurações são realizadas pelo DHPP, com o apoio da CCF, do DIP, do Depom, Denarc, Draco e da COPJ. Demais detalhes seguem em sigilo, considerando a preservação das apurações", diz a nota da Polícia Civil. 

Filho do ex-governador Paulo Souto é suspeito de envolvimento na morte de Bernadete

Em matéria publicada pelo The Intercept Brasil, na quarta-feira (31), foi apontada uma possível briga entre Mãe Bernadete e seu filho, Binho do Quilombo, também executadoem 2017, contra a empresa de Vitor Souto, filho do ex-governador da Bahia, Paulo Souto. A causa do desentendimento seria a instalação de um aterro da empresa Naturalle. 

Mãe e filho promoveram diversas ações para impedir a instalação de um aterro de resíduos de construção civil próximo ao quilombo Pitanga dos Palmares, localizado em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). 

A empresa em questão é de Vitor Loureiro Souto, filho de Paulo Souto (União Brasil). que foi ex-governador da Bahia por dois mandatos: de 1995 a 1998 e 2003 a 2006. O político fazia parte do grupo liderado por Antônio Carlos Magalhães.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário