Autos

Stellantis inicia produção de motores turbinados em Betim/MG

Toro e Compass serão os primeiros a receber motores de nova geração

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Stellantis inicia produção de motores turbinados em Betim/MG

A Stellantis finalmente confirmou que deu início em série a produção de motores turbinados na planta de Betim/MG.  Para o início da produção o grupo precisou de um investimento de R$ 400 milhões anunciado em 2019 para produzir cerca de 100 mil motores por ano. A pandemia prejudicou os planos do grupo que previa iniciar a produção no segundo semestre de 2020. 
 

Esta é a primeira fase da planta que começa a fabricar imediatamente o motor de quatro cilindros turbo e, ainda em 2021, terá expansão com novos investimentos adicionais da ordem de R$ 100 milhões e o início da produção do propulsor de três cilindros turbo. Inicialmente o motor que 1.3 de 150cv ou 180cv será fabricado e deve equipar novas versões da pick-up Fiat Toro e do Jeep Compass, ambos prestes a receber um facelift na linha 2022.

“A Stellantis abre uma nova era para nossa presença sustentável na América Latina e o início da produção desse motor GSE Turbo de classe mundial é uma grande notícia para a economia brasileira. Estou convencido de que nossos talentosos e comprometidos funcionários farão o possível para garantir a satisfação de nossos clientes”, disse o CEO da Stellantis, Carlos Tavares, por ocasião de sua primeira visita ao Brasil desde a criação da Stellantis, em janeiro.

Motores

A novidade do grupo Stellantis traz a tecnologia MultiAir, que permite o controle totalmente flexível da duração e da elevação das válvulas de admissão, além do controle de carga do motor sem gerar perdas de bombeamento e contribuindo para reduzir o consumo de combustível do motor em operações de baixa e média carga.

Equipados com um sistema de combustão inovador para motores de pequena cilindrada os propulsores 1.0 e 1.3 GSE utilizam injeção direta de combustível alinhando-se à tecnologia disponível nas marcas Volkswagen (TSi) e Hyundai (TGDI) de fabricação nacional. 

O motor turbo 1.3 de quatro cilindros terá 180cv e 27,5kgfm de torque. Já o motor 1.0 turbo de três cilindros ainda não teve desempenho revelado e deve ter produção iniciada dentro de alguns meses para equipar produtos como a Fiat Strada, além do Argo e Cronos mas também produtos como o novo SUV da Citroën e até o Peugeot 208. 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.