• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • STF autoriza compartilhamento de inquéritos com CGU para investigar envolvimento de funcionários federais
Brasil

STF autoriza compartilhamento de inquéritos com CGU para investigar envolvimento de funcionários federais

Decisão do ministro Alexandre de Moraes atende a pedidos da Controladoria-Geral da União

Por Da Redação
Ás

STF autoriza compartilhamento de inquéritos com CGU para investigar envolvimento de funcionários federais

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, autorizou o compartilhamento de inquéritos e apurações em andamento na Corte com a Controladoria-Geral da União (CGU). A medida atende a solicitações do órgão, que visa investigar possíveis envolvimentos de funcionários públicos federais, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro e ex-integrantes de seu governo, nos casos em apuração.

Os processos incluem investigações sobre milícias digitais, vazamento de investigações sigilosas da Polícia Federal, autores intelectuais do 8 de janeiro, fake news, interferência da Polícia Rodoviária Federal nas eleições de 2022, adulteração de cartões de vacina, entrada de joias doadas pela Arábia Saudita e tentativas de reaver, além do uso indevido de software da Abin.

Moraes afirmou que o compartilhamento de provas no âmbito de inquérito penal para instrução de outro procedimento contra o mesmo investigado é permitido pelo STF. No entanto, o ministro não autorizou o compartilhamento de dados relativos a diligências em andamento, preservando o sigilo para a efetividade das investigações. Determinou também que a CGU mantenha a confidencialidade das informações, compartilhando-as apenas mediante prévia autorização do Judiciário.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.