STF autoriza PGR a colher depoimentos de ex-presidentes da Petrobras e do BB

Declarações serão ouvidas no âmbito das investigações sobre uma suposta interferência de Bolsonaro na estatal

Por Da Redação
Ás

STF autoriza PGR a colher depoimentos de ex-presidentes da Petrobras e do BB

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, autorizou nesta sexta-feira (15) a Procuradoria Geral da República (PGR) para colher depoimento dos ex-presidentes da Petrobras, Roberto Castello Branco, e do Banco do Brasil, Rubem Novaes.

A ação acontece no âmbito de uma investigação que apura se o presidente Jair Bolsonaro (PL) interferiu na Petrobras. 

“Defiro, pois, o pedido de diligências preliminares formulado pelo Ministério Público Federal, nos moldes antes expostos. Encaminhem-se, para esse fim, os presentes autos à Procuradoria-Geral da República”, afirma trecho do despacho de Weber.

As oitivas foram inclusas em ação ajuizada pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que solicita a abertura de inquérito para investigar Bolsonaro no caso.

“No meu celular corporativo tinha mensagens e áudios que poderiam incriminá-lo. Fiz questão de devolver intacto para a Petrobras”, disse o ex-presidente da Petrobras em conversa com Rubem Novaes.

A vice-procuradora-geral da República, Lindôra Maria Araujo, aponta, no entanto, que os elementos apresentados até o momento “não comportam convicção” para que uma investigação seja de fato apresentada. “Todavia, o diálogo mantido e de teor não negado pelos interlocutores suscita maiores esclarecimentos que podem nortear providências investigativas não açodadas ou temerárias”, apontou.

“Para melhor compreender os fatos trazidos aos autos, faz-se necessária a prestação de informações complementares a fim de formar um acervo minimamente seguro para o posicionamento do Ministério Público a respeito da possibilidade de instauração de uma investigação criminal com alguma plausibilidade probatória e empiricamente justificável”, seguiu.

Nas oitivas, Castello Branco deverá esclarecer quais mensagens e áudios do celular corporativo poderiam “incriminar” o presidente da República e quais datas, circunstâncias e contextos foram encaminhados ou recebidos, explicando ainda porque omitiu das autoridades. 

Já Rubem Novaes, terá que explicar o histórico de contato com Castello Branco, como a natureza da conversa e se pode detalhar as referidas mensagens envolvendo o presidente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário