STF emite nota de repúdio por pedido de impeachment contra Moraes
Pedido foi feito pelo presidente Jair Bolsonaro
Foto: Agência Brasil
O Supremo Tribunal Federal (STF) emitiu, na noite desta sexta-feira (20), uma nota de repúdio sobre o pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, encaminhado pelo presidente Jair Bolsonaro ao Senado. Na declaração, a Corte afirmou manifestar "total confiança na independência e imparcialidade do Ministro Alexandre de Moraes".
Na nota, o STF afirma que repudia o ato do presidente de "oferecer denúncia contra um de seus integrantes por conta de decisão em inquérito chancelado pelo Plenário da Corte". Bolsonaro foi incluído, na semana passada, nas investigações do Inquérito das Fake News, que apura a disseminação de notícias falsas em relação ao sistema eleitoral brasileiro.
Além disso, o Supremo afirma que aguardará a decisão do Senado Federal quanto ao pedido.
"O STF, ao mesmo tempo em que manifesta total confiança na independência e imparcialidade do Ministro Alexandre de Moraes, aguardará de forma republicana a deliberação do Senado Federal.", conclui.
Bolsonaro encaminhou o pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes para o Senado na tarde desta sexta (20), sob justificativa de que o ministro do STF estaria extrapolando "os limites da Constituição".