STF forma maioria para tornar em réus os 100 denunciados pelos atos criminosos de 8 de janeiro
Julgamento é feito de forma virtual e deve ser concluído até a segunda-feira (24)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Oito ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votaram a favor de tornar em réus os 100 denunciados pela Geral da República (PGR) pelos atos criminosos de 8 de janeiro contra as sedes dos Três Poderes, em Brasília. Até o momento, na manhã desta sexta-feira (21), o placar estava 8 a 0, o que representa maioria na decisão.
Os dois últimos votos foram dados pelos ministros Rosa Weber e Luiz Fux. Além deles, Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Edson Fachin e Cármen Lúcia seguiram o relator do caso, Alexandre de Moraes.
O julgamento é feito de forma virtual e deve ser concluído até a segunda-feira (24). Contudo, ainda restam os votos dos ministros André Mendonça e Nunes Marques.
Os denunciados que, por votação da Corte, serão transformados em réus, vão responder por crimes como: associação criminosa armada; abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; dano qualificado pela violência e grave ameaça com emprego de substância inflamável contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima; e deterioração de patrimônio tombado.