• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • STF julga possibilidade de aborto caso mulher tenha contraído vírus zika
Saúde

STF julga possibilidade de aborto caso mulher tenha contraído vírus zika

Ação foi apresentada em 2016

Por Da Redação
Ás

STF julga possibilidade de aborto caso mulher tenha contraído vírus zika

Foto: Reprodução/Internet

O Supremo Tribunal Federal (STF) julga nesta sexta-feira (24) se uma mulher acometida pelo vírus zika, que provoca a microcefalia, pode ter o direito a abortar a gravidez. A ação foi apresentada pela Anadep (Associação Nacional dos Defensores Públicos) em agosto de 2016. Entre os argumentos para a permissão do aborto estão o de proteção da saúde, "inclusive no plano mental, da mulher e de sua autonomia reprodutiva". No Brasil, o aborto só é permitido em casos de estupro, se a gravidez oferecer risco à vida da mãe e quando o feto é anencefálico. 

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nessa quinta-feira (23), a um grupo de crianças e a um padre que o abordou no Palácio da Alvorada que, enquanto estiver no cargo, "não haverá aborto". Entre novembro de 2015 e outubro de 2019, o Ministério da Saúde foi notificado sobre 18,3 mil casos suspeitos de alterações no crescimento e desenvolvimento de crianças possivelmente relacionadas à infecção pelo vírus zika. Desse total, 3,5 mil (19%) foram confirmados. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário