• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • STF julgará ação contra restrição à doação de sangue por homens gays
Brasil

STF julgará ação contra restrição à doação de sangue por homens gays

Julgamento foi interrompido no plenário do STF em outubro de 2017

Por Da Redação
Ás

STF julgará ação contra restrição à doação de sangue por homens gays

Foto: Reprodução

O Supremo Tribunal Federal volta a julgar em março as restrições impostas pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) à doação de sangue por homens homossexuais.

Em outubro de 2019, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou para julgamento uma ação do PSB que contesta as restrições.

O julgamento foi interrompido no plenário do STF em outubro de 2017, quando Gilmar pediu vista (mais tempo para análise). Agora o caso está pronto para ser retomado pelo plenário da Corte.

Uma portaria do Ministério da Saúde e uma resolução da Anvisa estabelecem que serão considerados inaptos para doação de sangue – pelo período de 12 meses – os homens que tenham tido relações sexuais com outros homens.

Ao recorrer ao STF, o PSB alegou que as normas representam “absurdo tratamento discriminatório por parte do Poder Público em função da orientação sexual”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.