• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • STF pede que Câmara de Salvador esclareça pedido do União Brasil para anular reeleição de Geraldo Jr.
Política

STF pede que Câmara de Salvador esclareça pedido do União Brasil para anular reeleição de Geraldo Jr.

Pedido foi feito pelo ministro Nunes Marques, relator do caso

Por Da Redação
Ás

STF pede que Câmara de Salvador esclareça pedido do União Brasil para anular reeleição de Geraldo Jr.

Foto: Nelson Jr. /SCO/STF | Reginaldo Ipê/CMS

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Nunes Marques, estabeleceu que a Câmara Municipal de Salvador tem cinco dias para prestar esclarecimentos sobre o pedido de anulação da reeleição de Geraldo Júnior (MDB) na presidência da Casa feito pelo partido União Brasil (UB). O documento foi assinado no dia 18 de abril, e só foi disponibilizado publicamente no sistema da Suprema Corte na última segunda-feira (3).

Nunes Marques, que é relator do caso, ainda determinou que haja manifestação da Advocacia-Geral da União (AGU) e o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR). O União Brasil entrou com a ação no STF após o rompimento de Geraldo com o prefeito Bruno Reis (UB) e o pré-candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto (UB). 

De acordo com a ação, o emedebista promoveu modificações no regimento interno da Casa e na Lei Orgânica do Município para possibilitar a reeleição. Após as alterações, ele convocou, às pressas, a eleição da Mesa Diretora, que o reelegeu para o cargo por mais dois anos. De acordo com a legislação anterior, ele não podia se reeleger. A reeleição, segundo o antigo entendimento, só poderia acontecer em legislaturas diferentes. Com a mudança promovida nos textos, ele abriu margem para reeleições indefinidas.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário