STF retoma julgamento contra ex-presidente Fernando Collor nesta quarta (17)
Ele é acusado de lavagem de dinheiro, corrupção passiva e organização criminosa
Foto: Agência Brasil
O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta quarta-feira (17), o julgamento de uma ação penal contra o ex-presidente da República e o ex-senador Fernando Collor de Mello. Ele é acusado de lavagem de dinheiro, corrupção passiva e organização criminosa.
Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), os crimes teriam ocorrido entre 2010 e 2014, quando R$ 30 milhões da BR Distribuidora, empresa da Petrobras, foram desviados. O dinheiro seria propina paga por empresas privadas a Fernando Collor em troca de contratos fechados com a distribuidora.
Na época, a subsidiária da Petrobras tinha dois diretores indicados pelo então senador, que poderiam influenciar as decisões da BR Distribuidora. O caso foi investigado na Operação Lava Jato e a denúncia foi apresentada pelo Ministério Público Federal à Suprema Corte.
O relator do caso, ministro Edson Fachin, começou a votar na última quinta-feira (11), mas o julgamento foi suspenso. No voto, que deve terminar de ser lido na sessão desta quarta, o Fachin afirmou que o conjunto de provas produzidas pela acusação é sólido e confirma o controle exercido por Collor sobre a presidência e as diretorias da BR Distribuidora.