• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • STF suspende decreto de Bolsonaro que esvaziou participação da sociedade no Conama
Brasil

STF suspende decreto de Bolsonaro que esvaziou participação da sociedade no Conama

Julgamento do tema no STF foi suspenso por pedido de vista de Nunes Marques

Por Da Redação
Ás

STF suspende decreto de Bolsonaro que esvaziou participação da sociedade no Conama

Foto: Reprodução/ Carlos Moura / SCO/STF

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, suspendeu na última sexta-feira (17), o decreto do presidente Jair Bolsonaro que esvaziou o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), principal órgão consultivo do Ministério do Meio Ambiente, ao diminuir a participação da sociedade civil no colegiado. 

O decreto, assinado em 2019 ainda quando Ricardo Salles era ministro do Meio Ambiente, reduziu de 96 para 23 o número de titulares. A sociedade civil, até então representada por 22 pessoas, passou a ser representada por quatro.

Na época, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, questionou o decreto com uma ação. Segundo ela, a lei violou normas constitucionais, representando retrocessos ao esvaziar a participação da sociedade civil no Conama.

O tema começou a ser julgado pelo STF, mas em março deste ano o ministro Nunes Marques pediu mais tempo para analisar o processo. Porém no início desse mês, associações ambientalistas como o WWF foram novamente a Rosa Weber pedir a suspensão do decreto mesmo com o pedido de vista Nunes Marques.

A decisão vale até o processo ser finalizado pelo plenário do STF. Para isso, Nunes Marques precisa apresentar seu voto, o que não tem data para ocorrer.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário