• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • STJ derruba liminar que liberava voto de inadimplentes nas eleições da OAB

STJ derruba liminar que liberava voto de inadimplentes nas eleições da OAB

Decisão foi tomada pelo presidente STJ, ministro Humberto Martins

Por Da Redação
Ás

STJ derruba liminar que liberava voto de inadimplentes nas eleições da OAB

Foto: Reprodução

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, derrubou a decisão que permitia o voto de advogados inadimplentes nas eleições da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). De acordo com o ministro, a medida contraria o entendimento do órgão de que a vinculação da participação do processo eleitoral ao adimplemento das anuidades da OAB é legítima. 

O ministro afirma, ainda, que a OAB tem legitimidade para requerer a suspensão da liminar. “As requerentes apresentam elementos concretos para a comprovação de ofensa aos bens tutelados pela legislação de regência, visto que será permitido a pessoas desabilitadas o exercício de voto nas eleições, contrariando entendimento já pacificado na jurisprudência do STJ de que a vinculação da participação do processo eleitoral ao adimplemento das anuidades da OAB é legítima”, afirmou o ministro.

A decisão foi tomada na noite da última quarta-feira (3), quando o ministro suspendeu os efeitos da liminar proferida pelo juiz federal Urbano Leal Berquó Neto. O juiz havia concedido uma  liminar para autorizar o exercício de direito ao voto dos advogados inscritos na OAB Goiás, independentemente da adimplência das anuidades. A decisão do presidente do STJ  terá efeito vinculante às liminares já concedidas em outros estados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário