Suíça anuncia doações para o Fundo Amazônia em parceria com o Brasil
Representante da Confederação Suíça anuncia contribuições ao lado do vice-presidente Geraldo Alckmin
Foto: Reprodução/TV Globo
O conselheiro federal da Confederação Suíça, Guy Parmelin, comunicou na quarta-feira (5) que a Suíça passará a fazer doações para o Fundo Amazônia, em parceria com o Brasil. O valor dos aportes não foi mencionado durante o anúncio.
O pronunciamento ocorreu durante o Fórum Brasil-Suíça de Investimentos e Inovação em Infraestrutura e Sustentabilidade, na sede do Ministério das Relações Exteriores, ao lado do vice-presidente Geraldo Alckmin.
"A partir de hoje, aprimoraremos nosso engajamento. Tenho o prazer de anunciar que a Suíça vai contribuir para o Fundo Amazônia. A primeira contribuição será nas próximas semanas. Queremos lançar essa parceira com o Brasil e outros países", afirmou o representante suíço.
O Fundo Amazônia, criado em 2008, é beneficiado principalmente por doações da Noruega e também da Alemanha. Contudo, em 2019, durante o primeiro ano da gestão do presidente Jair Bolsonaro, as doações foram suspensas, e os valores para novos projetos foram congelados, mantendo apenas os pagamentos já programados.
Além da Suíça, os Estados Unidos e o Reino Unido também anunciaram que farão aportes ao fundo, somando-se aos esforços de preservação da Floresta Amazônica.
Durante o encontro com a imprensa, Geraldo Alckmin agradeceu a iniciativa dos suíços e destacou a importância da parceria econômica e das oportunidades de investimento entre os países. O vice-presidente reiterou o compromisso do Brasil com o desenvolvimento sustentável e o combate ao desmatamento ilegal, incluindo a atuação das Forças Armadas na Amazônia para combater invasões e garimpos ilegais.