Superlua Azul: descubra sobre o raro evento celestial que acontece nesta semana
Mistério por trás da raro acontecimento da Lua Azul e sua conexão com as fases lunares
Foto: Reprodução
A misteriosa Lua Azul, apesar do nome, é um fenômeno noturno que não se trata da cor da lua, mas sim de um evento raro e fascinante relacionado às fases lunares. Normalmente, a lua completa seu ciclo de fases em cerca de um mês, resultando em 12 luas cheias a cada ano. No entanto, os cientistas descobriram que esses ciclos têm, na verdade, 28 dias, o que significa que, em média, a lua cheia ocorre a cada 354 dias. Como resultado, a cada dois anos e meio ou mais, observamos uma 13ª lua cheia, conhecida como a Lua Azul, que foge ao esquema de nomenclatura convencional.
Existe uma definição popular incorreta para esse fenômeno, que sugere que quando dois meses consecutivos têm duas luas cheias, a segunda é sempre uma Lua Azul. Por exemplo, em fevereiro de 2018, não houve lua cheia, resultando em duas luas cheias tanto em janeiro quanto em março, o que, de acordo com essa definição, tornaria ambos os meses especiais. Em 2018, algo ainda mais raro ocorreu: duas Luas Azuis em um único ano, algo que só acontecerá novamente em 2037.
A próxima Lua Azul está prevista para os dias 30 e 31 de agosto será também uma superlua, um evento ainda mais raro. Uma superlua ocorre sempre que a lua está no perigeu, ou seja, sua posição mais próxima da Terra, a aproximadamente 357.448 km de distância. Essa combinação de fenômenos ocorre muito mais raramente, com as próximas previstas apenas para 31 de maio de 2026 e 31 de dezembro de 2028. Nem todos os lugares do mundo experimentarão o mesmo número ou posição de luas azuis em um ano, devido aos diferentes fusos horários.