• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Superluas mais próximas do ano poderão ser vistas em agosto, aponta Observatório Nacional
Mundo

Superluas mais próximas do ano poderão ser vistas em agosto, aponta Observatório Nacional

Saiba quando a primeira delas vai acontecer

Por Da Redação
Ás

Superluas mais próximas do ano poderão ser vistas em agosto, aponta Observatório Nacional

Foto: Reprodução

O mês de agosto terá duas superluas, sendo que elas serão as mais próximas do ano, com uma última prevista para setembro, segundo o Observatório Nacional. As superluas ocorrem quando a Lua está a 90% do perigeu, que é a sua maior aproximação da Terra. Desta forma, o satélite natural parecerá maior e mais brilhante no céu.

A primeira delas acontece no dia 1º de agosto, nesta terça-feira, e, segundo o site “Timeanddate”, especializado em fusos horários, é conhecida como “Lua do Esturjão”, por causa dos peixes esturjão, encontrados nos Grandes Lagos, na América do Norte, durante essa época do ano. Segundo o site, a Lua estará completamente cheia e visível a partir das 15h31, horário de Brasília.

Já a segunda superlua acontecerá no dia 30 de agosto e, segundo o “Timeandate”, estará completamente cheia e visível a partir das 22h35, horário de Brasília. Ela será uma “superlua azul”, por ser a segunda lua cheia do mês.

Segundo a Associated Press, a superlua do dia 1º estará a 357.530 quilômetros de distância, enquanto a do dia 30, a 357.344 km.

O Observatório Nacional afirma que a superlua, que pode ser cheia ou nova, ocorre de uma a seis vezes por ano. No entanto, em alguns casos, a distância Terra-Lua é menor do que em outros. Isso ocorre porque a órbita da lua não é circular, mas sim elíptica. Em média, a distância entre a Terra e a Lua é de cerca de 382.900 quilômetros

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.