Suporte para smartphones clássicos da BlackBerry chega ao fim
Aparelhos rodando Android continuam funcionando normalmente
Foto: Divulgação
Os celulares BlackBerry vão parar de funcionar a partir desta terça-feira (4). Isso porque a empresa vai interromper o suporte para seus dispositivos clássicos com BlackBerry 10, 7.1 OS e anteriores. Nesse caso, os celulares BlackBerry, mesmo com wi-fi ou rede de celular, perderão as suas funções. Já os BlackBerrys rodando Android continuam funcionando normalmente.
O anúncio foi feito pela empresa em setembro de 2020. Na ocasião, ela justificou que a decisão faz parte de esforços para uma concentração maior de software e serviços de segurança para empresas e governos em todo o mundo sob o nome BlackBerry Limited. Desde 2016 a BlackBerry tem ficado quase sempre fora do negócio de telefonia, mas ao longo dos anos continuou a licenciar a marca para fabricantes de telefones, incluindo TCL e mais recentemente OnwardMobility, uma startup de segurança baseada em Austin, Texas, para um dispositivo 5G Blackberry rodando em software Android.
Os telefones celulares da BlackBerry com teclado físico do final dos anos 1990 e início dos anos 2000 já foram tão populares que as pessoas os apelidaram de “CrackBerries”. O teclado atraiu profissionais que desejavam a flexibilidade de trabalhar fora do escritório com algumas das ferramentas que usavam em um computador desktop.