Supremo julga afastamento do governador do DF, Ibaneis Rocha, nesta quarta (11)
Governador foi afastado após invasão de manifestantes no Congresso Nacional
Foto: Renato Alves/Agência Brasil
O julgamento da decisão que afastou por 90 dias o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) começa nesta quarta-feira (11). Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) realizam a votação em plenário virtual.
Ibaneis Rocha foi afastado do cargo pelo ministro Alexandre de Moraes após os atos criminosos do último domingo (8) em Brasília. Na decisão, o magistrado argumenta que os atos de vandalismo do domingo só podem ter tido a anuência do governo do DF, uma vez que os preparativos para a arruaça eram conhecidos.
O julgamento da decisão do ministro Alexandre de Moraes acontece em plenário virtual, onde os ministros não debatem, apenas votam. Se algum ministro pedir vista, mais tempo para analisar o caso, o julgamento é suspenso. A votação foi aberta às 00h e vai até às 23h59 desta quarta.
A ministra Rosa Weber, presidente do tribunal, determinou na segunda (9) a convocação de uma sessão virtual extraordinária, que ficará aberta de forma permanente durante o recesso, de 18h do dia 9 de janeiro até 23h59 do dia 31 de janeiro. A medida torna possível a realização de julgamentos colegiados que se façam necessários durante o período. Por enquanto, não há processos pautados na sessão.
Após a invasão dos prédios do Congresso, do Supremo Tribunal Federal e do Palácio do Planalto no domingo (8), o tribunal está de recesso e atuando em forma de plantão.