• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Supremo julga afastamento do governador do DF, Ibaneis Rocha, nesta quarta (11)
Brasil

Supremo julga afastamento do governador do DF, Ibaneis Rocha, nesta quarta (11)

Governador foi afastado após invasão de manifestantes no Congresso Nacional

Por Da Redação
Ás

Supremo julga afastamento do governador do DF, Ibaneis Rocha, nesta quarta (11)

Foto: Renato Alves/Agência Brasil

O julgamento da decisão que afastou por 90 dias o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) começa nesta quarta-feira (11). Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) realizam a votação em plenário virtual. 

Ibaneis Rocha foi afastado do cargo pelo ministro Alexandre de Moraes após os atos criminosos do último domingo (8) em Brasília. Na decisão, o magistrado argumenta que os atos de vandalismo do domingo só podem ter tido a anuência do governo do DF, uma vez que os preparativos para a arruaça eram conhecidos.

O julgamento da decisão do ministro Alexandre de Moraes acontece em plenário virtual, onde os ministros não debatem, apenas votam. Se algum ministro pedir vista, mais tempo para analisar o caso, o julgamento é suspenso. A votação foi aberta às 00h e vai até às 23h59 desta quarta.

A ministra Rosa Weber, presidente do tribunal, determinou na segunda (9) a convocação de uma sessão virtual extraordinária, que ficará aberta de forma permanente durante o recesso, de 18h do dia 9 de janeiro até 23h59 do dia 31 de janeiro. A medida torna possível a realização de  julgamentos colegiados que se façam necessários durante o período. Por enquanto, não há processos pautados na sessão.

Após a invasão dos prédios do Congresso, do Supremo Tribunal Federal e do Palácio do Planalto no domingo (8), o  tribunal está de recesso e atuando em forma de plantão.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.