Saúde

SUS: Brasil teve 107 atropelamentos por dia em 2023

Especialista alerta para risco de politraumatismo; entenda

Por Da Redação
Ás

SUS: Brasil teve 107 atropelamentos por dia em 2023

Foto: Reprodução/Pixabay

Dados do Ministério da Saúde mostram que o Sistema Único de Saúde (SUS) contabilizou 39.110 internações por atropelamento, média de 107 registros por dia, em 2023.  Comparado à 2022, quando foram registrados 36.609 internações, houve aumento de 7%. De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira do Trauma Ortopédico, Marcelo Tadeu Caiero, atropelamentos podem resultar em politraumatismo, caracterizado por múltiplas lesões causadas pelo corpo.

“Os acidentes de trânsito são a principal causa de politraumatismos e, quando isso acontece, boa parte dos casos leva a óbito, em razão de hemorragias causadas por rupturas de grandes vasos ou lesões nos órgãos vitais ou por infecções generalizadas decorrentes dos traumas”, explicou o especialista.

A imprudência tanto de motoristas quanto de pedestres é um dos fatores que contribuem para o aumento de atropelamentos. “Não é incomum ver condutores trafegando em alta velocidade, passando no sinal vermelho, assim como pedestres que atravessam a rua fora da faixa de pedestre, se arriscam ao atravessar mesmo com o semáforo fechado para eles e, ainda, que não utilizam as passarelas construídas justamente para preservar a segurança”, ressaltou Caiero.

Em caso de atropelamento, a primeira ação é ligar para o serviço de resgate (192) e sinalizar o local para evitar outros acidentes. “Trate toda e qualquer vítima de trânsito com a suspeita de ter sofrido uma lesão na coluna ou no pescoço e, por isso, não toque no acidentado sem conhecimento técnico e material adequado. Só uma pessoa especializada deve realizar o transporte da vítima para o hospital”, concluiu.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário